10 anos, 10 fotos, 10 enquadramentos

10 anos. É verdade. Hoje é um dia especial para mim, para este blogue e para cidade, pois completa uma década.
São 120 meses de companhia diária, com uma fotografia diferente do Funchal, que se traduz em mais de 3.650 posts desta cidade, capital da ilha da Madeira, em Portugal.

É curioso que num ano em que se assinalam os 600 anos do primeiro desembarque português na ilha da Madeira, eu esteja, de certa forma, a contribuir, com a minha parte, para a assinalar a efeméride fruto de uma persistência que faz deste blogue único em Portugal.

Funchal Daily Photo integra, desde a primeira hora, o portal internacional City Daily Photo, onde constam as principais e as outras cidades de todo o mundo.

Para assinalar este momento, captei 10 fotografias por estes dias, cada uma ligada ao 10 e à cidade.


O primeiro 10. Consta da amarração de um navio no Porto Funchal. Do outro lado, atracado no Cais Norte, está o navio de cruzeiros Club Med 2, um visitante habitual da ilha, embora aconteça poucas vezes em cada ano.
Nesta escala, o elegante navio, tinha vindo de Barbados, nas Caraíbas, e seguiu viagem para Lisboa, no continente português.
Esta é umas muitas Portas Pintadas na Rua de Santa Maria, na Zona Velha. A arte que transformou aquele espaço da cidade.
Foi das primeiras portas a ser pintada. Resulta da intervenção da artista Belisa Rodrigues na porta 10, cujo número não existe hoje em dia, nem constava quando foi intervencionada.
A artista convidou todas as pessoas com origens na Madeira ou em África a participarem na porta, acrescentando o seu nome ao daqueles que já lá se encontram. O resultado é o que se vê.
A icónica torre da Sé do Funchal, um elemento muito presente na cidade e no blogue Funchal Daily Photo, não poderia estar ausente do conjunto de 10 fotografias.
Registei a fotografia quando os quatros relógios da torre marcavam as 10 horas.
Esta estátua tem um grande valor para mim pelo que possibilitou fazer há uns anos, concretamente no dia 2 de fevereiro de 2010 (cujo resultado publiquei neste blogue no dia seguinte), quando o mar alterado batia no muro da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses e o galgava para o passeio.
Hoje esse cenário já não acontece devido à enorme praia artificial que foi criada.
Bem, nas fotografias alusivas aos 10 anos, não podia faltar o vinho Madeira, aqui com garrafas de uma das casas mais emblemáticas da ilha, a Blandy´s.
São vinhos de diversas castas, com 10 anos, que fotografei no Bland's Wine Lodge, a loja do vinho situada no coração da cidade, na Avenida Arriaga.
O 10 também está presente nos sinais de trânsito como neste que consta de uma das entradas do centro comercial La Vie, precisamente para alertar os condutores para entrarem devagar, até porque a descida é acentuada.
Nesta fotografia tive a felicidade de conciliar o que pretendia com o autocarro do Clube Sport Marítimo, que estava a contornar a rotunda quando apontei a máquina fotográfica para conseguir este enquadramento.
Para quem não conhece, o Marítimo é um clube madeirense, fundado no Funchal, que tem diversas modalidades. O futebol é aquela que reúne mais adeptos. O clube foi campeão de Portugal em 1926.


Flores. A cidade do Funchal é a capital da ilha das flores. E, embora as possamos ver e comprar em muitos lugares, o mais emblemático (além das floristas junto à Sé do Funchal) é o Mercado dos Lavradores, bem perto da Zona Velha da cidade. Logo à entrada, antes de respirarmos aquela atmosfera única, somos logo recebidos por imensas flores. Depois vem o resto.
Fotografei 10 proteas numa das bancadas.


Um peso de 10 quilogramas que hoje, sobretudo na cidade do Funchal, faz parte de um legado histórico não muito distante. Para quem desconhece, estes pesos eram colocados num dos pratos para conhecer o peso do outro, ou mesmo das grandes balanças, com um espaço mais pequenos para os pesos, em comparação com com o espaço maior para maiores volumes. Este peso encontrei-o num expositor no Mercado dos Lavradores.


O Palácio de São Lourenço é um ícone da cidade. A conclusão deste empreendimento aconteceu durante o período negro em que os espanhóis mandaram em Portugal, entre finais do século XV e princípio do seguinte, com a restauração da independência em 1640 a permitir que para cá da fronteira mandassem os que cá estão. 
A partir da instituição do sistema autonómico, em 1976, a zona anteriormente ocupada no Palácio pelo Governador Civil tornou-se a Residência Oficial do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira. 


Para fechar em grande, coloco aqui o meu conterrâneo Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol de todos os tempos, que nasceu no Funchal em 1985. O capitão da seleção e atleta da Juventus está precisamente aqui retratado nestas t-shirts alusivas ao jogador e às duas equipas, cada uma com um custo de 10€.









You Might Also Like

0 comments