Famosos no Funchal


Entre nomes famosos que passaram pela ilha quando os acessos eram mais difíceis, posso referir personalidades marcantes que passaram pelo Funchal como as seguintes:


    • Elisabeth Amalie Eugenia Ostererreich-Ungan, conhecida como Isabel da Bavária e depois, nomeadamente entre os madeirenses como Sissi, imperatriz da Áustria e rainha da Hungria
      Esteve na Madeira, pela primeira vez entre novembro de 1860 e abril de 1861. Tinha 26 anos e a sua beleza e bondade não passaram despercebida.
    Procurou a cidade por motivos de lazer e de saúde. Para escapar aos rigores do inverno da Europa central e recuperar da sua doença  pulmonar, mas também libertar-se da vida agitada da Corte.
    Mais tarde, com 56 anos, esteve novamente na Madeira, em 1893. Era outra Sissi, marcada pela idade e pelo sofrimento. Vestia de preto, um eterno luto pelo filho Rudolfo.

    • Carlos I, imperador da Áustria e rei da Hungria
      Chegou ao Funchal no  HMS Cardiff, que o trouxe e à sua família para o que viria a ser o seu exílio final. O navio fundeou a em 19 de novembro de 1921. Faleceu vítima de pneumonia em 1922. Os seus restos mortais permanecem na ilha, na Igreja de Nossa Senhora do Monte, com a permissão dos seus herdeiros.
    Era sobrinho de Sissi.
    • o marechal polaco Józef Piłsudski
      Veio para recuperar a sua saúde.
    Por essa razão, a cidade do Funchal tem uma importância particular para os polacos. Considerado um dos principais arquitetos da independência da Polónia, passou três meses, na passagem de 1932 para 1933.

    • Winston Churchill
      Passou pelo Funchal de férias onde pintou alguns quadros. O conhecido primeiro-ministro britânico da 2.ª Guerra Mundial, passou 12 dias de férias na Madeira, em janeiro de 1950, e deixou marcas profundas no turismo da região.
    • Fulgêncio Batista
      Ex-presidente de Cuba que em 1959 partiu de Lisboa para o Funchal no paquete Pátria onde chegou no dia 8 de Setembro do mesmo ano.
      Viria depois a exilar-se em, 1962, no Estoril.


0 comentários:

Enviar um comentário

Olá,

obrigado pelo seu comentário e volte sempre