edifícios que guardam e mostram História



A fotografia mostra dois conjuntos edificados da cidade. Em primeiro plano, vemos a Casa-Museu Frederico de Freitas, em tons avermelhados, que é uma presença marcante na Calçada de Santa Clara e um elemento de destaque no âmbito da arquitetura civil urbana da zona histórica da São Pedro e do centro do Funchal. O edifício é o resultado de sucessivas remodelações e ampliações.
Frederico de Freitas começa a colecionar a partir dos anos 30. É a mudança para a ampla moradia da Calçada que lhe permitiu organizar a sua Casa das Coleções.
Inicialmente, colecionava objetos relacionados com a Madeira. Mas logo se tornou mais abrangente envolvendo um vasto conjunto de peças de escultura, pintura, mobiliário, cerâmica, gravura, de origem nacional e estrangeira.
Recebido o legado, em 1978, o Governo Regional inaugura a Casa-Museu inaugurada em 1988, com a abertura da Casa da Calçada e de uma zona dedicada às Exposições Temporárias.

O projeto do museu ficou completo em 1999, com a conclusão da Casa dos Azulejos, concebida e edificada para acolher o importante acervo de azulejaria, com condições de acessibilidade, reservas, oficina e Auditório e da Casa da Entrada.
Mas abaixo está o Museu de História Natural do Funchal, localizado no Palácio de São Pedro, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, de meados do séc. XVIII.
O Museu foi inaugurado oficialmente a 5 de outubro de 1933.


You Might Also Like

0 comments

Olá,

Obrigado pelo comentário. Volte sempre.
Paulo Camacho